Invicto há cinco jogos, o Cuiabá vive uma constante evolução no Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (20), o Dourado conseguiu, mesmo com vários desfalques, buscar um empate após estar perdendo por dois gols de vantagem, algo inédito na Série A. Nas últimas nove partidas, a equipe perdeu apenas uma vez, retrospecto que tirou o time auriverde das últimas colocações e deixou o torcedor sonhar com objetivos maiores na competição.
Desde que perdeu para o Corinthians, pela 13ª rodada, o Cuiabá construiu uma campanha com quatro vitórias, quatro empates e somente uma derrota – para o Grêmio, em casa. Com um aproveitamento de 59% dos pontos em disputa, o time comandado pelo técnico Jorginho saltou do 16º lugar – posição ocupada na rodada 14, a um ponto de distância do Z-4 – para a 9ª colocação, distante apenas dois pontos da zona de classificação à Libertadores.
Após o jogo contra o Fluminense, o treinador do Dourado destacou a superação da equipe para buscar um resultado favorável depois de sofrer dois gols em 20 minutos. Para Jorginho, a postura dos jogadores representa um time que sabe onde quer chegar.
“Eu acho que o placar foi justo pelo que eles fizeram no primeiro tempo. Foram muito eficientes no começo do jogo e nós eficientes no segundo tempo. O que me deixa feliz é que a equipe está entendendo o Campeonato Brasileiro. A gente está conseguindo jogar contra equipes, no caso um time que foi até as quartas de final da Libertadores, e jogar de igual pra igual, e em vários momentos do jogo, inclusive, ser melhor que essa equipe”, disse o treinador.
Uma vitória colocaria o Auriverde da Baixada no bloco entre os seis times que conquistam vagas à Libertadores na próxima temporada. Porém, o comandante da equipe busca ter cautela, ressaltando que o principal objetivo é permanecer na primeira divisão.
“Ficar numa zona de Pré-Libertadores seria um sonho pra todos de Cuiabá. Não aconteceu, mas estamos com o pé no chão. Nosso objetivo maior é ficar nessa primeira parte da tabela. Primeiro, chegar a 44 ou 45 pontos, mantendo o Cuiabá na primeira divisão, e aí sim pensar em dar voos mais altos”, destacou Jorginho.
Jorginho assumiu o comando técnico na décima rodada, contra o Red Bull Bragantino. Desde então, o Dourado teve um aproveitamento de 59%. Assim que chegou, o treinador disse que a equipe precisava encontrar o equilíbrio entre ter uma defesa sólida e ser eficiente para tornar as chances criadas em bola na rede. Nos cinco jogos de invencibilidade, o Cuiabá marcou oito gols e sofreu quatro, alcançando a estabilidade em campo exigida pela comissão técnica.
Próxima rodada
O próximo confronto do Cuiabá é diante do Atlético-GO, fora de casa. Este será o terceiro duelo consecutivo direto na tabela de classificação. O Dourado está em nono lugar, com 28 pontos, dois a mais que o Dragão, que aparece na 11ª colocação, com 26. A partida acontece no próximo domingo (26), a partir das 19h30 (horário de Cuiabá), no estádio Antonio Acciolly.
SofaScore