Mato-grossense passa a ter três vagas para a Copa do Brasil
A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) extinguiu a Copa FMF do calendário estadual em 2025. Durante Arbitral do Campeonato Mato-grossense, oito clubes pediram para retirar a Copa FMF.
Na votação, apenas o Cuiabá Esporte Clube foi contra a retirada da competição do calendário. O Sport Sinop não participou do Arbitral da 1ª divisão do Mato-grossense. Os votos a favor foram de: Academia, Cáceres, Luverdense, Mixto, Nova Mutum, Operário VG, Primavera e União.
Com a não realização da Copa FMF, o Estadual passa a garantir todas as vagas para as competições nacionais. Em 2025, o Mato-grossense garante três vagas para Copa do Brasil, duas para a Série D do Brasileiro e duas para Copa Verde de 2026.
Copa FMF
Antiga Copa Mato Grosso de Futebol, a competição iniciou em 2004. Ao todo, 12 times já conquistaram a taça da Copa FMF, sendo Luverdense o maior campeão, com quatro títulos.
Atual vencedor da Copa FMF é o Operário VG, que conquistou a taça pela primeira vez e pôs fim ao jejum de 22 anos sem ser campeão de uma competição. Na final, o Tricolor Várzea-grandense venceu o Nova Mutum por 1 a 0, no placar agregado.