Meninas do basquete sobem ao pódio com medalha de prata após vencer semifinal contra Maranhão por placar de 59×35 e perder final para Goiás por 37×46, no ginásio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), nesse sábado (12.11), pela 3ª divisão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizado de 02 a 13 de novembro, em Cuiabá. E, além da medalha, deram exemplo de garra e garantiram vaga na segunda divisão universitária.
A equipe mato-grossense entrou na competição com apenas seis atletas, cinco em quadra e apenas um para substituição, enquanto os demais completos com dez jogadores, cindo em quadra e cinco para substituição. Mas a desvantagem não é obstáculo para “corações valente” e encararam os adversários com resiliência. Abriram com vitória sobre Tocantins por 85×33, venceram Acre por 80×18 e finalizaram a fase classificatória ao ganhar de Roraima por 59×23.
Na semifinal confrontaram o time do estado do Maranhão. O 1º período do jogo terminou empatado em 14×14, o 2º período fechou em 28×25, já no 3º tempo MT disparou no placar com 47×27 e no 4º período marcaram mais doze pontos, levaram oito e concluíram nos 59×35. Um pouco diferente na final, começaram com 5×10, depois 18×21, o 3º período em 23×30 e, um pouco cansadas pela falta de atletas para trocar, encerraram nos 37×46.
“Faltaram atletas no nosso banco de reservas. Vencemos quatro partidas antes da final com apenas um substituto. No quinto jogo elas sentiram um pouco de cansaço. E nossa pivô ainda machucou o joelho durante o confronto. Teve que continuar no sacrifício, sentindo dores por quase o jogo inteiro. Elas todas foram muito guerreiras, mereciam levar ouro, mas a prata e a vaga para a divisão de cima são ótimos resultados”, avalia o técnico, Ricardo Roberto de Oliveira.
Ouro
Enquanto as meninas foram prateadas, o basquete masculino ganhou o ouro na 3ª divisão e também garantiu acesso para a ‘Série B’ do basquete universitário nacional. Os rapazes derrotaram na final a delegação de Alagoas, por 54 a 49.