Campeão da Copa FMF no último sábado (15), após derrotar o Mixto por 1 a 0 no estádio Dutrinha, e contar com um empate sem gols entre Luverdense e Operário no estádio Passo das Emas, o Nova Mutum ganhou também o direito de escolher entre a vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem.
Questionado pela reportagem do Olhar Esportivo, o presidente do Nova Mutum, Anir Siqueira, disse que a equipe do médio-norte optou por disputar a Copa do Brasil em 2023. Sendo assim, o Operário Várzea-grandense, que foi o vice-campeão, ficará com a vaga na Série D.
De acordo com as cotas da temporada 2022, o time que disputa a primeira fase da Copa do Brasil, em jogo único, embolsa a princípio o valor de R$ 620 mil, compondo o grupo III, caso do Nova Mutum. Para o próximo ano, o valor das premiações pode ter um aumento.
Na Série D, o clube representante do Estado tem uma previsão de receber R$ 1 milhão de apoio do Governo, através do “Programa Mato Grosso Série A”. Porém, serão no mínimo 14 jogos na fase de grupos.
Classificação final da Copa FMF
1º – Nova Mutum | 6 pontos
2º – Operário VG | 5 pontos
3º – Luverdense | 4 pontos
4º – Mixto | 1 ponto