Ação, Mixto e Operário Ltda são os representantes do Estado nas competições nacionais
Em reunião com os clubes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o calendário do futebol feminino para a temporada de 2025, nesta sexta-feira (17). As novidades são o retorno da Copa do Brasil, a mudança no rebaixamento do Brasileiro e a alteração no formato de disputa da A3.
As atividades oficiais iniciam com a realização da Supercopa Feminina, que teve o modelo mantido, a partir do dia 02 de março. Conforme a CBF, a sugestão é de que a Supercopa passaria a seguir o formato do torneio masculino a partir de 2026.
Copa do Brasil
A competição contará com 64 clubes, sendo 16 do Brasileiro A1, 16 da Série A2 e 32 clubes da Série A3. O início está previsto para 14 de maio, enquanto a final para 19 de novembro.
A última edição da Copa do Brasil Feminina ocorreu em 2016, com Audax/Corinthians campeão.
Mudança no rebaixamento nas divisões do Brasileiro
O Brasileiro Série A1 e Série A2 passam a rebaixar apenas dois clubes. Até 2024, as divisões rebaixavam quatro clubes. O acesso para subir de divisão, por sua vez, foi mantido. A segunda divisão garante quatro vagas para a elite do futebol feminino, assim como a Série A3 assegura quatro ingressos à A2.
Na Série A2 do Brasileiro Feminino, Ação e Mixto são os representantes do Estado de Mato Grosso e vão brigar pelo acesso à primeira divisão em 2025. A segunda divisão está marcada para ocorrer de 19 de abril a 30 de agosto.
Alteração no formato do Brasileiro Série A3
Anteriormente, a terceira divisão nacional era disputada em sistema de mata-mata em todas as fases. A partir desta temporada, a competição terá uma fase de grupos na primeira etapa.
Com 32 equipes na disputa, a primeira fase será composta por oito grupos de quatro times cada, definidos com base na proximidade geográfica. Os jogos serão realizados em turno único.
Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final. A partir da fase eliminatória, os confrontos serão disputados em ida e volta, com mando de campo concedido ao clube com a melhor campanha.
A Série A3 está prevista para acontecer entre 26 de abril e 05 de julho. Campeão do Mato-grossense Feminino, o Operário Ltda é o representante do Estado na competição.
Mato-grossense
Segundo a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), o Estadual Feminino vai ocorrer do dia 17 de agosto a 12 de outubro, com 10 datas de jogos confirmadas.