Cuiabá,

quarta-feira, 1

de 

dezembro

 de 

2021
.

CBF passa a divulgar áudios e imagens das revisões do VAR no Brasileirão

Com jogos da 29ª rodada e partidas remarcadas desta semana, Comissão de Arbitragem começa a disponibilizar, para fins didáticos, os vídeos de processos de revisão do VAR.

Desde a última sexta-feira (5), a CBF passa a divulgar para fins didáticos os áudios das revisões realizadas pelo árbitro de vídeo (VAR) nos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. A novidade estreia com a publicação dos áudios e imagens do árbitro de vídeo nos jogos válidos pela 29ª rodada do Brasileirão,  disputada nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, assim como das duas partidas remarcadas que foram disputadas nesta semana: Athletico Paranaense x Flamengo, no dia 2 de novembro, e Atlético-MG x Grêmio, no dia 3.  A medida visa permitir que os clubes, torcedores e a imprensa possam conhecer detalhadamente o funcionamento do árbitro de vídeo, bem como dar maior transparência às decisões tomadas com o auxílio da ferramenta.

A publicação do material se repetirá nas nove rodadas restantes e nos jogos remarcados do campeonato. As análises do VAR devem estar disponíveis no site da CBF da seguinte forma: lances das rodadas do fim de semana serão divulgadas na segunda-feira posterior. Já os jogos realizados de segunda a sexta-feira serão divulgados em um período de até 24h após seu encerramento.  Todas as revisões estarão disponíveis no endereço “Análise do VAR”, no site da CBF.

O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, frisou que a publicização do conteúdo vem para agregar mais valor e transparência ao futebol brasileiro, atendendo a uma demanda da comunidade do futebol.

“Espero que essa medida reduza qualquer tipo de ruído ou de desconfiança quanto à atuação dos árbitros. Queremos que a arbitragem tenha um ambiente saudável, seguro e de respeito para trabalhar e entendo que a transparência no tratamento dessas situação irá colaborar para a compreensão do seu trabalho por parte do público. Creio que estamos dando um grande passo para melhoria da arbitragem”, destacou ele.

É necessário ressaltar que serão divulgadas, na íntegra, as imagens e áudios das revisões realizadas pelo VAR, ou seja, lances em que o árbitro vai até a cabine de revisão ou quando há uma revisão factual com mudança da decisão de campo. Além dessas, durante uma partida a equipe na sala de operação do VAR realiza dezenas de checagens, a maioria delas de forma silenciosa (sem precisar comunicar o árbitro de campo). Por fins de objetividade, portanto, apenas as revisões serão disponibilizadas.

Notícias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui