Vindo de dois resultados ruins na competição, o Cuiabá precisa somar pontos para afastar o risco de rebaixamento. A rodada deste fim de semana colocou o time auriverde no Z4, transformando o jogo contra o Fortaleza em decisão, com a necessidade de somar, no mínimo, um ponto para sair da zona da degola e levar a briga pela permanência para a última rodada.
O Dourado encara o Leão do Pici nesta segunda-feira (6), na Arena Pantanal, às 19h (horário local).
Com 43 pontos, o Auriverde ocupa o 17° lugar na tabela de classificação. Se vencer o duelo desta rodada, soma 46 e joga por um empate diante do Santos, no último desafio, para se manter na Série A dependendo somente das próprias forças.
Para isso, tem pela frente um velho conhecido e historicamente com retrospecto superior. Cuiabá e Fortaleza já se enfrentaram em 13 partidas, sendo 12 pela Série C do Brasileiro e uma pela Série A. O Leão venceu seis vezes, além de seis empates e uma vitória auriverde.
De acordo com o jornalista Pedro Lima, do Olhar Esportivo, a única vitória do Dourado na história do confronto aconteceu na Arena Pantanal, pela Série C de 2016. Na ocasião, o time venceu pelo placar de 2 a 0, no décimo encontro entre as duas equipes.
Do outro lado da disputa, o time cearense está em 5º lugar, garantido na fase de grupos da Libertadores de 2022 com antecedência.
Em caso de derrota para o Leão do Pici, o Cuiabá chega na última rodada sem depender apenas de si, precisando pontuar contra o Santos e torcer por um tropeço de quem está à frente na tabela.
O time
Para o duelo, o técnico Jorginho não pode contar com o meia-atacante Clayson e o lateral João Lucas, ambos suspensos. Como reforço, o zagueiro Alan Empereur retorna ao time titular após cumprir suspensão automática contra o Athletico.
A provável escalação do Cuiabá tem: Walter; Lucas Ramon, Paulão, Alan Empereur e Uendel; Camilo, Pepê e Rafael Gava; Max, Felipe Marques e Jenison.
Pendurados: Yuri, Elton, Rafael Gava, Uendel
Arbitragem
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistente 1: Kleber Lúcio Gil (SC)
Assistente 2: Alex dos Santos (SC)
4º Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Transmissão
Acompanhe a partida pela rádio CBN Cuiabá, frequência 95.9 ou através da página no Facebook e pelo canal no YouTube.
A sequência de cada time com chances matemáticas de rebaixamento
Cuiabá: Fortaleza (casa) e Santos (fora)
Grêmio: Atlético-MG (casa)
Bahia: Fortaleza (fora)
Athletico: Palmeiras (casa) e Sport (fora)
Juventude: São Paulo (fora) e Corinthians (casa)
São Paulo: Juventude (casa) e América-MG (fora)
Santos: Flamengo (fora) e Cuiabá (casa)
O Sport e a Chapecoense já estão matematicamente rebaixados.