Segundo campeonato mais importante do calendário do futebol de Mato Grosso, a Copa FMF terá abertura neste sábado. Mixto, Operário, Cuiabá, Dom Bosco, Nova Mutum e Araguaia estarão em busca do título.
A competição já não tem mais limites de idade para os atletas como havia nas temporadas anteriores. Aliás, em 2022, a Copinha já foi disputada neste novo formato.
Com isso, o torneio acaba sendo uma segunda oportunidade para os clubes que não conseguiram calendário nas competições nacionais da próxima temporada via Campeonato Mato-grossense 2023.
A Copa FMF dará ao campeão, a oportunidade de escolher entre uma vaga no Brasileirão da Série D e a Copa do Brasil de 2024. O vice-campeão, ficará com a vaga não escolhida.
Aporte financeiro
Além de conquistar vaga nas competições nacionais, a Copa FMF também chama atenção pela parte financeira.
Não que a competição em si tenha uma premiação em dinheiro, mas o representante de Mato Grosso no Brasileirão da Série D da próxima temporada receberá do Governo do Estado, uma quantia de R$ 1 milhão oriundos do Programa Mato Grosso Série A.
Já a Copa do Brasil tem uma cota de participação de cerca de R$ 800 mil somente na 1ª fase. Caso o clube avance de fases, as parcelas sobem conforme as etapas alcançadas.
Histórico
Onze clubes já levantaram a taça de campeão da Copa FMF.
O maior vencedor da competição é o Luverdense com quatro títulos conquistados.
Os tradicionais Mixto, Operário e Dom Bosco somam três conquistas. O Alvinegro tem dois títulos, enquanto o Tricolor e o Azulão tem apenas um cada.
O Nova Mutum é o atual campeão.
Transmissão
A Eleven Sports transmitirá todos os jogos ao vivo através da internet. Os torcedores poderão acompanhar as partidas sem nenhum custo.
Abertura
A 1ª rodada da Copa FMF acontece já neste fim de semana com três jogos. Confira.
Dom Bosco x Operário – Sábado (2), às 16h / Dutrinha
Araguaia x Mixto – Domingo (3), às 16h / Dutrinha
Nova Mutum x Cuiabá – Domingo (3), às 16h / Valdir Wons
Foto: Gil Gomes