Foi realizado na noite desta segunda-feira (18), o sorteio dos grupos da Copa Sul-Americana 2024. O Cuiabá será um dos sete representantes brasileiros na competição continental.
Em sua terceira participação, o Dourado está no grupo G, juntamente com Lanús-ARG, Metropolitanos-VEL e Deportivo Garcilaso-PER.
O caminho para a classificação promete ser espinhoso para o Auriverde da Baixada. A estreia, por exemplo, será contra o cabeça de chave, o Club Atlético Lanús, na Arena Pantanal.
O clube argentino já frequenta as competições continentais e realizou boas campanhas recentemente. O Lanús conquistou o título da Copa Sul-Americana de 2013, em cima da Ponte Preta, e o vice-campeonato da Taça Libertadores de 2017, quando perdeu para o Grêmio, na decisão.
O Metropolitanos será o segundo adversário da chave. Os Venezuelanos ocupam atualmente a quinta colocação do campeonato nacional, com 11 pontos e três vitórias.
O jovem clube de 12 anos de fundação é da capital Caracas e manda seus jogos no estádio Brígido Iriarte, local que recebeu a fase final do Pré-Olímpico de futebol, no mês passado.
Por último, mas não menos importante, a tão temida altitude. Pela segunda vez consecutiva, o Cuiabá terá um adversário que atua longe do nível do mar. Na temporada 2022, o Dourado esteve na mesma chave do Melgar-PER, que realiza seus jogos na cidade de Arequipa, a moderados 2.300m de altitude.
Desta vez, o desafio será maior e mais alto: Cusco, a 3.350m de altitude. A cidade peruana é a casa do Deportivo Garcilaso, que manda suas partidas no imponente estádio Inca de la Vega, com capacidade para 42 mil pessoas.
O local foi uma das sedes da Copa América de 2024 e é considerado o oitavo estádio mais alto do mundo.
A abertura da Copa Sul-Americana está agendada para os dias 2, 3 ou 4 de abril.