Serviços fazem parte da parceria entre Governo do Estado e Confederação Brasileira de Atletismo para o Campeonato Ibero-Americano
O Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, passou por uma série de melhorias para receber o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que começa nesta sexta-feira (10.05) e seguirá até domingo (12.05). Os serviços fazem parte da parceria firmada entre Governo do Estado e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a realização do evento em Mato Grosso.
De acordo com secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, as reformas e adequações visam criar as condições para resultados positivos para o esporte e para o Estado.
“São diversos serviços para manter a nossa pista entre as melhores do país e também melhorar o conforto do público. Além de conservar o patrimônio público, as reformas e adequações são importantes até para o desempenho dos atletas, garantindo melhores resultados e, com certeza, um espetáculo esportivo ainda mais fantástico”, enfatizou o secretário.
A pista de atletismo, que já é uma das melhores do Brasil atualmente, foi revitalizada com uma lavagem específica que ressalta as cores. As linhas que separam as raias foram pintadas novamente para destacar os espaços ocupados pelos atletas.
Os serviços abrangem ainda melhorias no campo, substituição de cadeiras quebradas na arquibancada, pinturas nas áreas externas, manutenções na parte elétrica, reparos na iluminação no entorno da pista e dos acessos, e limpeza geral.
Nos três dias de competição, o espaço reunirá mais de 500 atletas representando 23 países. Além do Brasil, confirmaram presença as seleções da Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.
Estarão em disputa os índices olímpicos fixados pela World Athletics para cada uma das provas e os pontos no Ranking Mundial pelas cotas na corrida por vagas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O Campeonato Ibero-Americano é uma competição de atletismo em nível de seleções nacionais, disputado a cada dois anos por países ibero-americanos, Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português.