Cinco atletas dos municípios de Barra do Garças e de Várzea Grande foram convocados para a seleção brasileira que irá disputar o Campeonato Sul-americano de Cross Country, que será sediado em Poços de Caldas (MG), no dia 22 de janeiro de 2023.
A conquista aconteceu por suas colocações na Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, ocorrido em Bragança Paulista, no dia 11 de dezembro.
Nessa competição, Mato Grosso conquistou três medalhas de ouro, um quarto e um sexto colocados nas seguintes modalidades:
João Brenno de Morais Almeida – Várzea Grande – Ouro nos 8km Cross Sub-20;
Manuel Tsiwario – Barra do Garças – Ouro nos 6km Cross – Sub-18;
Jânio Marcos Goncalves Varjão – Barra do Garças – Ouro nos 2km Cross – Adulto;
Ana Julia Silva Goncalves – Barra do Garças – 4ª nos 4km Cross – Sub-18;
João Pedro Alves – Barra do Garças – 6º nos 8km Cross – Sub-20.
Com esses resultados eles carimbaram o passaporte para o Sul-americano do ano que vem no interior de Minas Gerais nas seguintes categorias: Julia Silva Goncalves de Barra do Garças para a prova dos 4km; Joao Brenno de Moraes Almeida, do ITA Várzea Grande para a prova dos 8km; João Pedro Alves, para a prova dos 8km; Manuel Tsiwario, para a prova dos 4km; e Jânio Marcos Goncalves Varjão, para a prova dos Revezamentos. Os quatro são de Barra do Garças.
O presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), Tomires Campos Lopes, faz questão de destacar que todos os atletas recebem o auxílio do Projeto Olimpus-MT, do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
“Graças ao auxílio do Bolsa Atleta, eles vêm se destacando nas competições estaduais, nacionais e até internacionais, colocando Mato Grosso entre os primeiros colocados do pódio. Graças ao Governo do Estado, do secretário Jefferson Neves e toda equipe da Secel, eles são bem assistidos e conquistam importantes resultados para Mato Grosso”, frisou o dirigente.
Ainda de acordo com Tomires Lopes, os atletas bolsistas têm grandes chances de conquistar pódio no Campeonato Sul-Americano. “Eles estão treinando diariamente e acredito que teremos muitas medalhas nessa competição internacional para nosso estado”, argumenta o presidente da FAMT.