Luverdense e Cuiabá empataram sem gols na tarde deste sábado (18), no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mato-grossense 2023.
Com o resultado, o Dourado perdeu os 100% de aproveitamento no Estadual 2023. Agora são nove vitórias e um empate. Já o Luverdense, alcança resultado agradável para tentar surpreender o Cuiabá no jogo decisivo, provavelmente no próximo sábado (25), na Arena Pantanal.
O jogo
O Dourado chegou a marcar aos 15 minutos, em cobrança de falta de Pablo Ceppelini. O árbitro da partida, porém, já havia interrompido o lance. Em nova cobrança, o uruguaio mandou por cima do gol.
Poucos minutos depois, Denilson arriscou chute de fora da área e o goleiro espalmou. No rebote, Mateusinho, de cabeça, empurrou para as redes. O lateral, porém, estava em posição de impedimento e a arbitragem anulou corretamente o gol do Dourado.
O Luverdense também chegou com perigo em três oportunidades – ambas em contra-ataque, mas as finalizações foram fora da meta defendida por Walter. O camisa 1 do Dourado fez boa defesa já nos acréscimos do primeiro tempo. Cris Magno recebeu passe dentro da área, driblou o lateral Matheus Alexandre e finalizou, parando na defesa do capitão do Cuiabá.
O time da casa voltou para o segundo tempo pressionando o Cuiabá e tentando criar chances de gol através dos cruzamentos e da bola parada. E foi assim que Walter precisou fazer grande defesa em cabeçada a queima-roupa, aos dois minutos. O lance, porém, foi anulado pela arbitragem por impedimento.
Aos poucos, o Cuiabá retomou o controle da partida e voltou a criar chances de gol. Pablo Ceppelini, de cabeça, por pouco não abriu o placar aos 12 minutos. Aos 16, Mateusinho soltou a bomba de fora da área e obrigou o goleiro do Luverdense a fazer grande defesa.
A partida passou a ficar bastante truncada no segundo tempo, com as duas equipes sem conseguir criar oportunidades de gol. O Cuiabá mantinha a posse de bola, mas esbarrava na forte marcação do Luverdense que, por sua vez, tentava chegar ao gol de Walter através dos contra-ataques.
Aos 45 minutos, Iury Castilho cometeu falta no campo de ataque, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um jogador a mais dentro de campo, o Luverdense voltou a tentar pressionar o Cuiabá pela bola aérea, mas não conseguiu levar maiores perigos ao gol de Walter.
Próximos jogos
Com o resultado, o Cuiabá precisa vencer o jogo da volta para se classificar para a final do estadual. Empate no tempo normal leva a decisão para os pênaltis. Antes de encarar novamente o Luverdense, porém, o Dourado encara o Vila Nova, pelo jogo da volta das quartas de final da Copa Verde – o Cuiabá venceu o primeiro jogo, em Goiânia, por 2 a 0. A partida está marcada para quarta-feira, na Arena.
Escalações
Luverdense: Guilherme Prezzi; Alex Santos, Diego Macedo, Rodrigo Paganelli e Yan; Paulinho, Caio Mello e Cris Magno (Willian); Gui Vieira (Jefferson Maranhão), Matheus Oliveira (Maicon Souza) e Daniego (Hudson). Técnico Betinho.
Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Mateusinho; Ronald (Rafael Gava), Denilson e Pablo Ceppelini (Fernando Sobral); Jonathan Cafú, Wellington Silva (Lucas Cardoso) e Isidro Pitta (Iury Castilho).