Após sorteio realizado pela CBF na tarde desta quarta-feira (8), os clubes mato-grossenses conheceram seus adversários na primeira fase da Copa do Brasil 2023. Cuiabá, União e Nova Mutum vão representar o estado na competição nacional.
As duas primeiras fases da Copa do Brasil são disputadas em partidas únicas. Na primeira, que começa em 22 de fevereiro, os times de melhores posições no ranking nacional de clubes jogam pelo empate, mas na condição de visitantes. Já a partir da segunda fase, em caso de igualdade no placar, a definição dos classificados será nos pênaltis.
O Cuiabá, atual campeão estadual, vai enfrentar o São Raimundo de Roraima em partida única, que será fora de casa, com o Dourado tendo a vantagem do empate. Quem avançar, encara Parnahyba do Piauí ou Botafogo de Ribeirão Preto-SP.
Já o União de Rondonópolis, vice-campeão mato-grossense, terá o CRB de Alagoas pela frente em duelo dentro de casa, no estádio Luthero Lopes. O classificado deste jogo enfrenta Operário de Mato Grosso do Sul ou Operário de Ponta Grosa-PR.
O campeão da Copa FMF, Nova Mutum, também vai jogar como mandante, contra o Londrina-PR, no estádio Valdir Doilho Wons. O adversário caso avance para a segunda fase pode ser Nova Iguaçu-RJ ou Vitória da Bahia.
Para a terceira fase, quando haverá outro sorteio de confrontos, outros 12 clubes já estão pré-classificados: Atlético-MG, Fortaleza, Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Internacional, Corinthians e Fluminense, que virão da Libertadores, além de São Paulo, classificado via Brasileirão, Cruzeiro, campeão da Série B, Sport, vice-campeão da Copa do Nordeste, e Paysandu, campeão da Copa Verde.