Reformado em 2019, o tradicional Estádio Municipal Dito Souza vem sendo peça fundamental para o futebol mato-grossense nas últimas temporadas. No ano de 2021, o local já recebeu mais de 50 jogos, envolvendo competições estaduais e nacionais, e ainda será palco da Copa FMF, do Mato-grossense Feminino, Sub-15 e Sub-17 até o fim do ano.
Além de sediar as partidas, o estádio serviu como centro de treinamento das seleções da Bolívia e Equador, que vieram para disputar a Copa América, em Cuiabá. Equipes da primeira e quarta divisão do Campeonato Brasileiro também praticaram sessões de treino no Dito Souza, incluindo Santos, Bahia, Atlético-GO, Ceará, Caxias e Boa Esporte.
A reforma realizada há dois anos teve como objetivo fomentar a prática de futebol em Várzea Grande. Em 2021, o local já recebeu confrontos do Campeonato Mato-grossense masculino e feminino, Estadual Sub-15, Sub-17 e Sub-19, Copa FMF, Brasileirão de Aspirantes e Brasileiro Feminino A2.
O estádio conta com o empenho do vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, apoiador do esporte estadual. Mesmo com a elevada carga de jogos, o gramado do Dito Souza, por exemplo, tem apresentado boa qualidade, o que se reflete no nível técnico das partidas. O local ainda tem os cuidados do Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, e do coordenador Damyel Vinicyus.
Divulgação FMF
Na Baixada Cuiabana, somente a Arena Pantanal, disponibilizada pelo Governo do Estado, e o Dito Souza, cedido pela Prefeitura de Várzea Grande, podem receber jogos de futebol profissional. O Dutrinha passa por reformas desde fevereiro de 2019, visando readequar e melhorar o espaço. Em julho, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, afirmou que o estádio estava em fase de finalização das obras.
Nesta sexta-feira, o Dito Souza será palco da partida entre Cuiabá e Sinop, válida pela segunda rodada da Copa FMF. O duelo marca a estreia do Galo do Norte na competição. Até a quarta rodada do torneio estadual, o estádio irá sediar os confrontos envolvendo Dom Bosco x Ação e Cuiabá x Nova Mutum.
Dito Souza já recebeu mais de 50 jogos em 2021 e se torna um dos principais estádios de Mato Grosso – Divulgação