Em entrevista ao Jornal da Rádio CBN Cuiabá, a dupla mato-grossense de vôlei de praia, Bárbara Martins e Laryssa Dalmoro, afirma que o objetivo inicial para 2024 é conquistar uma vaga no Circuito Brasileiro, através da Copa Regional, primeira competição da temporada. As atletas também contaram a trajetória dentro do esporte.
Em seis meses jogando juntas, Bárbara e Laryssa são atuais campeãs estaduais na categoria adulta e melhores ranqueadas do estado em nível nacional. A dupla já ganhou inúmeros campeonatos locais.
“Jogamos três estaduais em menos de três meses treinando. Foram três finais consecutivas, sendo dois vices e um título. É um fato muito positivo para uma dupla que tem pouco tempo de formação. Na minha opinião, o tempo e a construção da dupla conta muito no vôlei de praia”, declarou a Bárbara.
Elas formam a única dupla de vôlei de praia contemplada pelo Bolsa Atleta, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), pela categorial nacional.
“Sempre quis jogar com a Bárbara desde 2022. Nós começamos agora no adulto, mas jogamos juntas no Sub-21. Foi surgindo a vontade de se aproximar e querer jogar juntas, mas no antigo CT não podíamos. Nesse ano, fui treinar com o Paulo Coelho, que afirmou não tinha lógica nós não estarmos treinando juntas”, disse Laryssa.
Durante a entrevista, nesta segunda-feira (18), a dupla contou que o próximo objetivo é focar na Copa Regional, que dá vaga para o Circuito Brasileiro de vôlei de praia.
O Regional será entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e Goiás. De acordo com o treinador Paulo Coelho, que também participou da conversa, o campeonato está previsto para a fevereiro de 2024.
Outra meta da dupla é conquistar uma vaga ao Mundial Universitário, por meio dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Elas disputarão o JUBs de Praia em 2024, após conquistarem o Jogos Universitários Mato-grossenses (JUMs).
Conheça as atletas:
Bárbara iniciou aos 14 anos no vôlei de quadra, porém se interessou mais pela areia. Aos 19 anos, a atleta foi convocada para a Seleção Brasileira de vôlei de praia em cinco oportunidades. Além disso, ela é a melhor ranqueada do estado a nível nacional e campeã estadual nas categorias de base, como também já levantou taça do campeonato mato-grossense universitário.
Laryssa, de 21 anos, é líder no ranking mato-grossense na modalidade e a 2ª melhor ranqueada a nível nacional. Ela é bicampeã estadual universitária, campeã mato-grossense na categoria de base sub-21 e vice-campeã brasileira universitária.