Clube vive momento de reestruturação e retorno ao cenário nacional do futebol brasileiro
Neste 20 de maio, o Mixto Esporte Clube completa 90 anos de fundação. Um dos principais clubes de Mato Grosso, o Alvinegro da Vargas é o maior vencedor do futebol do Estado.
O Tigre possui 24 títulos mato-grossenses em sua história, além de uma apaixonada torcida nas arquibancadas.
Ao longo das décadas, o clube sempre foi um dos representantes de Mato Grosso nas competições nacionais. Foram várias partidas e confrontos memoráveis contra os principais times brasileiros.
No enfrentamento regional, o Operário Várzea-grandense sempre foi o principal rival nos grandes embates e disputa por títulos nos históricos estádios Dutrinha e Verdão.
História da fundação
O Mixto foi fundado em 20 de maio de 1934, na Rua Sete de Setembro, no centro de Cuiabá, quase em frente a Igreja Senhor dos Passos, mais especificamente na antiga Livraria Pepe (um casarão construído em estilo colonial e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Reunidos neste casarão, Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (maninho) e Zulmira D’Andrade Canavarros decidiram fundar um clube esportivo, mas estavam determinados que ele fosse diferente: um clube que reunisse homens e mulheres para o entretenimento cultural e esportivo, algo incomum para a época, na qual os clubes esportivos eram majoritariamente para homens.
A fundação do Mixto ocorreu para organizar um time de vôlei, que pudesse enfrentar a poderosa equipe do bosque, que mantinha supremacia nesse esporte em Cuiabá. Do vôlei não demorou para montar uma equipe de futebol, a mais vitoriosa da história do futebol em Mato Grosso.
Atualidade
O Mixto voltou a disputar uma competição nacional após 10 anos. O Tigre é o sétimo colocado do grupo G da Série D do Brasileiro, com quatro pontos.
Neste domingo (19), o Alvinegro empatou com Brasiliense por 1 a 1, na Boca do Jacaré. O clube soma quatro empates em quatro jogos.