Fundada em 26 de maio de 1942, a entidade conta com 23 clubes filiados
A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) completa 82 anos de história, neste domingo (26). Ao todo, são 23 clubes filiados a FMF, que ocupa a 12ª posição do ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com 11.016 pontos.
Membros do Conselho Regional de Desportos, autoridades dos municípios e clubes da época fundaram a entidade no dia 26 de maio de 1942. Na ocasião, a instituição se chamava Federação Mato-grossense de Desportos (FMD). A mudança de nome ocorreu devido ao crescimento da modalidade esportiva.
Entre os títulos conquistados pelo estado estão: três da Copa Verde (Com dois títulos do Cuiabá e um título do Luverdense); um título do Brasileiro de Aspirantes (Cuiabá) e um título Feminino A3 (Mixto). Entre os clubes que estão em divisões nacionais, o Cuiabá está na Série A, Mixto e União na Série D, Mixto (Feminino A2) e Ação (Feminino A3). A entidade comemora ainda o recente acesso do Ação para a série A2 do Brasileiro Feminino.
Atualmente, são quatro competições profissionais no estado: Mato-grossense 1ª Divisão, 2ª Divisão, Feminino e a Copa FMF, além de onze competições não profissionais de categorias de base; Sub-20 Masculino e Feminino, Sub-17, 15, 13, e 11.
Além disso, a atual gestão não pediu esforços para trazer o jogo da Seleção Brasileira, válido pelas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O presidente da FMF, Aron Dresch, destacou o trabalho feito para incentivar os times de MT.
"Fico feliz em contribuir com o crescimento do futebol mato-grossense. Estamos trabalhando muito para conseguir dar total apoio aos clubes filiados em nossas competições. Somente assim iremos nos destacar e conseguir acessos no cenário nacional. Além disso, conseguimos resgatar a paixão do torcedor pelo o futebol de nosso estado. Hoje, nosso futebol é destaque na elite nacional, em divisões de acesso, no futebol feminino e nas categorias de base", disse.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ressaltou a dedicação, investimento, inclusão, esforço e respeito nos projetos realizados pela Federação Mato-grossense de Futebol dentro e fora de campo.