Cerca de 15 equipes de basquetebol, representando oito escolas, entre municipais, estaduais e particulares, devem participar, a partir das 7h30 do próximo sábado (11), da primeira etapa dos Jogos Cooperativos de 2015, em Rondonópolis. O gerente do departamento de esportes e lazer da Secretaria Municipal, Vagnon Velasco, disse que a expectativa é de casa cheia no Ginásio Marechal Rondon, palco da realização.
Vagnon explicou que a Secretaria projetou realizar cinco modalidades este ano no modelo cooperativo e dividiu o calendário para incluir o máximo possível de escolas no projeto. “Estes jogos têm um caráter inclusivo muito valioso, até porque o esporte não deve fazer parte da vida apenas de quem tem talento para as modalidades. Sabemos que nas disputas escolares, intermunicipais e interestaduais há uma seleção dos atletas que mais se destacam, mas desta vez nossa intenção não é apenas ver em quadra os melhores, mas o melhor de cada um”, enfatizou Velasco.
Nos jogos cooperativos, alunos nascidos até 2003 podem participar em uma só categoria, que só difere no que tange a times masculinos e femininos. Como não tem disputa e definição de primeiro, segundo ou terceiro lugar, todos ganham medalhas. “A competição dá um tempo e entra em quadra a integração. As regras são um pouco mais maleáveis, há um clima de descontração muito bom e certamente aproximará o gosto pelo esporte daqueles que não são tão fãs de atividades físicas”, pontuou o gerente.
Após o basquete, o Município ainda promoverá este ano, em um intervalo de dois em dois meses, jogos cooperativos de handebol, vôlei, atletismo e futsal.