Com o resultado, João Cesarino garantiu vaga para o Pan-Americano e mais uma competição internacional
O judoca João Cesarino (+100 kg) conquistou a medalha de ouro no Troféu Brasil de Judô, realizado de sexta a domingo (01 a 03), na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG). Com o primeiro colocado, João garantiu vaga para uma competição internacional em 2025.
"É sempre uma honra tremenda representar o nosso estado. É a segunda vez que eu conquisto essa medalha de ouro pelo Estado, mas eu sinto que tem um gosto diferente. Esse ano, a competição estava bem mais forte. Diversos estados com a equipe completa, porque é a primeira competição do ciclo olímpico que já vale vaga para uma viagem internacional. Eu vejo que o Estado está crescendo muito por conta do incentivo da Secretaria de Esportes e do Instituto Reação", declarou João Cesarino ao Olhar Esportivo.
Conforme o judoca, a competição valia vaga para uma competição internacional da escolha do atleta, podendo ser Portugal, Israel ou Paris, além de garantir a seletiva para o Pan-americano de 2025.
Além de João, os judocas Robson Bastos (+100 kg) e Cristi Venancio (-100 kg) também competiram no Troféu Brasil. Ambos terminaram em sétimos colocados em suas respectivas categorias. Os três atletas integram o Instituto Reação de Cuiabá.
Representantes do Estado, os judocas receberam auxílio da Secel-MT, da Federação Mato-grossense de Judô e do Instituto Reação para participarem da competição.
O Troféu Brasil e o Grand Prix Nacional de Judô fazem parte do programa de Campeonatos Brasileiros Interclubes e são realizados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, Minas Tênis Clube e Federação Mineira de Judô. A competição foi transmitida no canal oficial da CBJ no YouTube.
Por Luana Ignacio / Olhar Esportivo