A competição inicia em setembro e garante vaga na Copa do Brasil de 2025
Luverdense, Sport Sinop e União decidiram por não participar da Copa FMF de 2024. Os clubes justificaram a ausência na competição, que garante uma vaga na Copa do Brasil de 2025.
As agremiações que terminaram entre a terceira e oitava colocação da primeira fase do Campeonato Mato-grossense são obrigadas a disputar a Copa FMF. Em caso de abstenção nesta temporada, o clube deve pagar uma multa de R$ 30 mil para participar da próxima edição da competição.
O primeiro e segundo colocado da primeira fase do Estadual não são obrigados a disputar a Copa FMF. Enquanto as equipes rebaixadas, Araguaia e Dom Bosco, não podem participar do torneio.
Luverdense
O presidente do Luverdense, Aluísio Bassani, confirmou a ausência do clube na Copa FMF. Conforme o mandatário, o clube está em processo de reestruturação financeira e não dispõe de recursos para participar da competição.
O Verdão do Norte terminou o Campeonato Mato-grossense na terceira colocação e será multado em R$ 30 mil, caso decida participar da Copa FMF de 2025.
Sport Sinop
O Sport Sinop decidiu não participar da Copa FMF de 2024 e das competições da categoria de base Sub-15 e Sub-17 devido a impossibilidade de utilizar o estádio Municipal Massami Urio, conhecido como Gigante do Norte.
Conforme a Lei Municipal n. 3.307/2024, art. 7º, §1º1, o estádio não pode ser usado no período do dia 26 de agosto à 20 de setembro por conta das comemorações alusivas ao aniversário da cidade de Sinop.
Por não possuir estruturas físicas para o recebimento das partidas, a direção do Sport Sinop entendeu como inviável a utilização de outro campo do munícipio. Além de não ter interesse em mandar os jogos em outra cidade por impactar na captação de patrocínios.
A diretoria do clube espera estar preparada para a disputa da elite do Campeonato Mato-grossense de 2025, vaga garantida após chegar à final da segunda divisão Estadual.
União
De acordo com a diretoria do União, disputar a competição geraria muitas despesas para o clube e, por isso, decidiu se ausentar.
Entretanto, a direção confirmou a participação do União em todas os torneios possíveis de 2025.