Felipe Leonardo iniciou as práticas esportivas em projeto social atendido pelo programa Pontos de Esporte e Lazer da Secel
O mato-grossense Felipe Leonardo conquistou ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, realizado em Roma, na Itália, no último final de semana. Natural de Cuiabá, o atleta iniciou as práticas esportivas no projeto social Jiu-Jitsu Rotam, que é atendido pelo programa Pontos de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
De acordo com o coordenador do projeto social Jiu-Jitsu Rotam, o sargento da Polícia Militar Victor Paz, os recursos do programa Pontos de Esporte e Lazer são destinados à compra de uniformes e equipamentos.
“A gente consegue manter a qualidade dos treinos, consegue ter material para continuar treinando-os, porque a gente tem que dar condição para o atleta treinar, um espaço legal e equipamentos”, explica o sargento.
A organização social da Polícia Militar atende atualmente cerca de 600 crianças e adolescentes, sendo grande parte pertencentes a famílias carentes de Cuiabá e região. As atividades envolvem as modalidades de jiu-jitsu, cujos treinos acontecem no bairro Dom Aquino, e de futebol, na região do Coxipó.Para o campeão Europeu, Felipe Leonardo, o projeto social foi a porta de entrada para várias conquistas em sua vida.
“Eu entrei no projeto quando tinha 08 anos, então o esporte me acompanhou em diversas fases da minha vida. E o esporte acaba oferecendo tudo aquilo que uma pessoa pode querer: disciplina, respeito e educação. Graças a ele conheci outros lugares, cidades, Estados, países e culturas diferentes”, destacou Leonardo.
Felipe menciona ainda que foi por meio do esporte que ele conseguiu estudar em um colégio particular e fazer faculdade, onde atualmente estuda Educação Física e pretende ensinar o jiu-jitsu para as crianças.
Programa Pontes de Esporte e Lazer
O programa tem como objetivo financiar projetos esportivos realizados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) por meio de recursos que podem ser usados para aquisição de materiais, equipamentos esportivos, confecção de uniformes, contratação de professores e outros.Em 2024, o edital Pontos de Esporte e Lazer contemplou 70 instituições de vários municípios do Estado, com R$ 40 mil para cada uma.