Lissandra Maysa e Wendell Jerônimo ficaram com a prata e o bronze, respectivamente
A atleta Lissandra Maysa Campos foi a primeira mato-grossense a garantir uma medalha no primeiro dia de competições do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, realizado nesta sexta-feira (10.05), em Cuiabá. Ela ficou com a medalha de prata no salto em distância.
“É uma energia inexplicável estar competindo em casa, com a minha família e meus amigos, e quem sempre torceu e está comigo em todos os momentos. Isso foi muito importante pra mim”, ressaltou a esportista de Nossa Senhora do Livramento, que recebe o incentivo do Projeto Olimpus, programa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
"Quero parabenizar a todos os atletas que estarão presentes aqui durante esses dias. Desejo a todos uma grande competição e que o espírito olímpico que embala a todos aqueles que participam de competições esportivas, nas suas diversas modalidades, possa estar sempre presente. E que nós possamos sair daqui com grandes resultados e campeões que estarão presentes nas próximas Olimpíadas em Paris”, destacou o governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, na cerimônia de abertura do evento realizada na noite desta sexta-feira.
Com a marca de 6,53m no salto em distância, Lissandra está na corrida de pontos no ranking mundial por vaga olímpica.
Bronze para MT
O mato-grossense Wendell Jerônimo faturou, neste sábado (11.05), a medalha de bronze na final dos 5000 metros rasos no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que foi realizado no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.
O esportista do município de Pontes e Larcerda (442 km de a Cuiabá), que fez a marca de 14:27,73, é bolsista na categoria internacional do Projeto Olimpus, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Wendell destacou o momento que Mato Grosso vive no esporte e falou sobre a importância de ter o campeonato sendo realizado. “É muito interessante para a gente como atleta, que o Estado tenha visionado e sediado essa competição. Quero agradecer pelo resultado e por através dos incentivos do Governo terem me enviado para um período de treinamento no Quênia, onde tive a oportunidade de disputar uma importantíssima maratona e apesar de não ter obtido o resultado esperado por lá, estou feliz com o meu desempenho hoje”.
Articulação do Governo
As negociações entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado para trazer a competição para a região Centro-Oeste começaram em julho de 2023, durante a realização do Troféu Brasil de Atletismo.