Com uma forte marcação na defesa e contra ataques precisos, o basquete feminino de Mato Grosso venceu o Rio Grande do Sul na manhã deste sábado (08.12), e conquistou a medalha de bronze das Olimpíadas Escolares (OEs) Cuiabá 2012. A partida realizada no ginásio Sesc Porto terminou com o placar de 41 x 34 para as mato-grossenses, que contaram com o apoio da torcida para vencer as gaúchas.
A medalha de bronze coloca o Estado como a terceira maior força do Brasil no basquete feminino da categoria A (para atletas de 15 a 17 anos). Isso porque as meninas disputaram a primeira divisão, considerada a elite no torneio nas OEs. “Competimos com os melhores times do Brasil nessa categoria sub 17 e só perdemos para São Paulo e Rio de Janeiro que irão jogar a final”, disse o técnico Wilson Sanaiotti Júnior logo após a conquista.
Alunas do Ensino Médio do Colégio Padre José de Anchieta do município de Araputanga (355 km da Capital) as representantes do Estado conquistaram a tão sonhada medalha que não veio em 2011. “Ano passado nas Olimpíadas realizada em Curitiba nós perdemos o bronze para Pernambuco por apenas dois pontos. Por isso essa medalha é muito importante, ainda mais porque jogamos em casa”, afirmou a capitã da equipe, Sueli Andrade, 16.
Maior pontuadora da partida com 17 cestas e destaque do time na competição, Poliana de Almeida de 17 anos comemorou muito a vitória pelo fato de está se despedindo das OEs. “Ano que vem faço 18 anos e não poderei mais disputar o Escolar, mas já tenho propostas para jogar no interior de São Paulo. Minha meta é onde for levar a bandeira de Mato Grosso e trabalhar forte para chegar à seleção brasileira”, disse.
Reforço De acordo com o técnico, a meta para 2013 é reforçar o time para manter o Estado na elite da modalidade e tentar vencer as ‘favoritas’: cariocas e paulistas. “Elas tem muito apoio e investimento. Já nossa equipe chega na base da vontade e superação, mas precisamos investir mais para não perder o que já conquistamos”, defendeu.
Ele explica que das oito meninas que compõe sua equipe apenas uma não é de Araputanga. “Vamos continuar priorizando a formação de estudantes-atletas na nossa cidade, mas precisamos de pelo menos mais umas três promessas para reforçar o time para 2013. Para isso temos a idéia de montar uma casa de apoio para trazermos estudantes de outras cidades que queiram treinar conosco”, contou.
A ideia foi aprovada pelo prefeito eleito de Araputanga, Sidney Salomé, que junto com outros moradores da cidade vieram a Cuiabá acompanhar a partida. “Estamos muito felizes com o trabalho do técnico Wilson. A prefeitura já apoia o nosso time de basquete com o fornecimento de material para os treinos. E com certeza vou conversar com ele para, a partir do ano que vem montarmos essa casa para trazer reforços”, finalizou.