A diretoria do Mixto protocolizou no início da tarde desta segunda-feira (16), um ofício na Federação Mato-grossense de Futebol, com a solicitação da escalação de um árbitro FIFA, consequentemente de outro Estado, para comandar a partida de abertura do Campeonato Mato-grossense 2023, contra o Cuiabá, sábado (21), às 15h30, na Arena Pantanal.
Segundo diz o documento em que a reportagem do Olhar Esportivo teve acesso, assinado pelo presidente do Alvinegro, Vinicius Falcão, o Mixto Esporte Clube considera de extrema importância o jogo diante do Cuiabá. confira trechos:
“Ambos os clubes possuem investimento considerável em seus elencos. O jogo trata-se de um clássico de grande magnitude para o futebol matogrossense, onde os olhares estarão concentrados no referido evento. Considerando a necessidade de zelar pela boa condução da arbitragem, no intuito de não haver nenhum erro procedemental. Considerando, ainda, a imparcialidade da Federação organizadora que muito acredita esta agremiação, devendo assim demonstrar sua seriedade e neutralidade.”
De acordo com a diretoria mixtense, o fato do presidente da FMF ter sido um dos presidentes do Cuiabá, também deve ser considerado na escolha da arbitragem.
“Considerando o fato notório que o mandatário da Federação foi fundador do adversário da agremiação Mixto Esporte Clube. Com efeito, tal fato corrobora com o presente pedido, no intuito de não haver nenhuma alegação apócrifa”, diz o Ofício.
O Mixto também pontuou no protocolo que o “presente pedido possui o objetivo de proteger os árbitros locais de pressões psicológicas e indevidas imputações. Desta forma, para evitar algum constrangimento, REQUER à escalação dos árbitros para o jogo de outro estado e que pertença ao quadro FIFA.”
Após contato do Olhar Esportivo com a Federação Matogrossense de Futebol, a entidade informou que trará uma resposta o mais breve possível ao clube solicitante, porém rechaça a ideia de colocar árbitro de outros estados.