Mixto x União: Relembre a final do Campeonato Mato-grossense de 2008
- Redação
- 14 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Foi épico! Um dos maiores jogos da história do futebol de Mato Grosso aconteceu em 4 de maio de 2008, com a grande final do Campeonato Mato-grossense entre União e Mixto, com enredo de cinema.
Mais de 14 mil pessoas superlotaram o estádio Luthero Lopes e viram o Tigre conquistar o improvável título sobre o então favorito União, em meio a um verdadeiro mar vermelho nas arquibancadas. Esse por sinal, foi o 24° e último título estadual do Alvinegro da Vargas.

Luthero Lopes superlotado na decisão – Foto: Reprodução
O Colorado ainda buscava seu primeiro título Mato-grossense, depois de ter colecionado impressionantes oito vice-campeonatos estaduais até aquele momento. O tão sonhado título viria apenas dois anos depois, em cima do Operário, também em Rondonópolis.
No primeiro jogo da final, no antigo estádio Verdão, a partida terminou empatada em 0 a 0. Na partida de volta, o gol do zagueiro Evandro, decretou a vitória mixtense por 1 a 0, naquele domingo gelado, em Rondonópolis.
Antes e durante a partida, três apagões nas torres de iluminação atrasaram o jogo em mais de uma hora. Em campo, o Vermelhinho empilhou inúmeras oportunidades de gol, mas não foi o suficiente para vazar a meta defendida pelo goleiro Douglas.

Refletores apagados na torre norte do estádio – Foto: Reprodução
Após o apito final do árbitro Rodrigo Cintra, de São Paulo, o que se viu foi muita confusão em campo. Revoltados, torcedores do União invadiram o gramado do Luthero e entraram em confronto com o policiamento, sendo necessário o uso de gás de pimenta e balas de borracha para controlar a situação.
Novo capítulo
Quinze anos depois, Mixto e União voltam a se encontrar em um mata-mata de Campeonato Mato-grossense. Desta vez, na luta por uma vaga na grande final do estadual 2024.
No próximo sábado (17), as equipes duelam pelo confronto de ida da semifinal, às 15h30, na Arena Pantanal. O jogo de volta será no sábado seguinte (23), às 18h, no Luthero Lopes, em Rondonópolis.