A equipe do Cuiabá se prepara para a partida da final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes Sub-23, que acontece na próxima sexta-feira (23), na Arena Pantanal, a partir das 20h (Horário de MT). O Dourado encara o RB Bragantino, em jogo único, valendo o título inédito da competição nacional.
Um dos destaques recentes no staff do Cuiabá, o jovem técnico do Dourado, William Araújo, falou sobre o que espera do confronto.
“A expectativa é sem dúvidas de um grande jogo, pela qualidade da nossa equipe e do RB Bragantino, que é comandado por um técnico campeão como o Fábio Matias. Pela melhor campanha até aqui ganhamos o direito de decidir em casa, então contamos com o nosso torcedor pra buscar fazer um grande jogo e, tudo dando certo, uma grande festa na Arena Pantanal. Ganhar títulos é sempre importante. É a glória máxima que coroa todo um trabalho de meses. Poder ajudar o clube a chegar em mais essa conquista em sua história nos deixa motivados também. Poder escrever meu nome mais uma vez na história do clube é algo importante para mim”, disse.
Há pouco mais de um ano no clube, William começou o trabalho na categoria Sub-17, quando conquistou o torneio estadual após um período em que a agremiação não vencia. Em 2022, o treinador teve a oportunidade de comandar a equipe profissional na primeira vitória do time fora do Brasil em toda a história do clube, no triunfo por 2 a 1 sobre o River Plate do Uruguai, em partida válida pela quinta rodada da Copa Sul-Americana. Além disso, assumiu o comando do Sub-23 em todo o Brasileiro de Aspirantes, qual sua equipe detém a melhor campanha. O treinador também comentou sobre esse tempo dentro do Dourado.
“Foi de muito trabalho, tanto no campo quanto no extracampo e sem dúvidas esse é o principal fator pela evolução no clube. A gente tem uma rotina muita intensa, que vai muito além do campo, com um trabalho focado na análise e planejamento dos treinos e jogos, o que permite a gente desenvolver e explorar ao máximo o potencial dos nossos atletas. Isso tem se refletido em bons resultados e desempenho em campo, conseguimos o título do estadual sub-17 no ano passado, fizemos um início invicto no estadual sub-20 esse ano, antes de subir para o Sub-23 e fazer essa grande campanha. Portanto, a gente enxerga toda essa evolução como reflexo de muito empenho de todos no clube”, contou o treinador.
Nascido em Várzea Grande-MT, William tem apenas 29 anos de idade e soma no currículo experiências em clubes como o Sinop-MT e Coritiba. O treinador tem a Licença B da CBF e antes de chegar ao Dourado trabalhou no Dom Bosco, tanto na categoria Sub-19, como na equipe profissional. Ele também falou sobre a questão da pouca idade.
“O fator idade nunca foi um empecilho para o trabalho. A gente sempre conseguiu trabalhar bem com os jogadores independente da idade ou categoria. Com 25 anos fui treinador na Copa SP, em 2019, pelo Sinop. Ano passado estive no profissional do Dom Bosco, com jogadores com mais idade do que eu. Acredito que o que realmente faz dar certo é demonstrar capacidade de guia-los e eles se sentirem confiantes nisso. Sempre com clareza nas ideias propostas buscando adequar o jeito de jogar ao estilo dos atletas do plantel. Além disso a gente gosta de estar perto deles, conversando e brincando juntos no momento certo, tudo para deixar o ambiente o melhor possível para que continuemos trabalhando bem e focados em conquistar nossas vitórias”, finalizou o treinador.