Cuiabanos em busca de um estímulo para praticar saúde podem começar a exercitar-se no Ginásio Aecim Tocantins, bairro Verdão. No local, iniciaram as atividades do programa “Caminhando para uma Vida Saudável”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que oferece aulas de ginástica e circuito, avaliação física e verificação de bioimpedância à população.

Tanto as aulas quanto as avaliações são gratuitas, e para participar basta estar no local quando começam as atividades, às 16h e 17h, de segunda a sexta. O atendimento é feito em frente ao Ginásio Aecim Tocantins, chegando pela Avenida Agrícola Paes de Barros.
A coordenadora do projeto, Eliane Guindani, explica que além de praticar a atividade é importante que os participantes também façam a avaliação física. “É uma forma de verificar como está a saúde da pessoa, se há riscos de doenças cardíacas, por exemplo. Além disso, identifica o Índice de Massa Corpórea (IMC) e é feita a bioimpedância, que examina o percentual de gordura, de massa magra e a hidratação do corpo, mostrando o peso ideal de acordo com o sexo e a idade”.
O programa “Caminhando para uma Vida Saudável” foi criado em 2006 pelo Governo de Mato Grosso e atende em média 50 mil pessoas ao ano. De acordo com o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Sinohara, o projeto será ampliado ainda neste semestre, solidificando as imediações do Ginásio Aecim Tocantis como um espaço de lazer para a população. “Vamos promover ações nossas e em parceria com outras instituições, oferecendo atividades esportivas (atletismo, vôlei, futebol entre outros) num ambiente agradável e seguro para o cidadão que busca saúde e bem-estar”.

Por: Assessoria Secel-MT