Foto: Crédito João Felipe/Secel-MT


A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e a Universidade Federal de Mato Grosso firmaram convênio nessa semana em comum acordo para que os atletas melhores rankeados do Estado possam treinar no Centro Oficial de Treinamento (COT/UFMT). O convênio foi firmado na manhã de terça-feira (8) entre o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer Alberto Machado, o Beto Dois a Um, o adjunto de Esporte e Lazer Jefferson Carvalho Neves, o reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva e com o diretor presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso Tomires Campos Lopes.

O COT da UFMT construído ao lado do ginásio poliesportivo da UFMT conta com área total de 5,4 mil metros quadrados. O local tem capacidade de abrigar 1,5 mil torcedores em suas arquibancadas, além de possuir campo de futebol e pista de atletismo. Os vários espaços do complexo estão divididos em três pisos.

A estrutura é composta por dois vestiários climatizados, com uso de placas solares, com espaço destinado a aquecimento dos atletas, uma sala para comissão técnica e uma segunda para apoio médico. O local possui ainda oito banheiros, sendo quatro para Portadores de Deficiência (PCDs). Quatro deles estão no primeiro piso e outros quatro no segundo. Comporta também seis salas de aula, quatro camarotes, um local para lanchonete, sala antidoping, auditório, elevador com acessibilidade, duas salas de apoio, uma sala técnica, dois depósitos e um mirante.

De acordo com o secretário Beto Dois a Um, o atletismo é a base do esporte e o COT pode sim atender a demanda do estado que carece de espaços adequados e qualificados para treinamento. “Esse entendimento entre o Governo do Estado e a Universidade vai possibilitar aos nossos atletas que trabalhem com mais satisfação em busca dos resultados almejados em suas provas do atletismo”.

Já o adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves destacou o convenio com a Faculdade de Educação Física onde sempre tiveram uma relação cordial. “O diretor da faculdade, Tomires Campos Lopes é uma pessoa dedicada e sempre zelou pelos atletas de nosso estado. Ele está sempre presente nos eventos do atletismo de Mato Grosso e essa porta aberta do COT aos atletas vai cair como um salvo conduto de todos em busca de seu principal objetivo, que é auto se preparar com qualidade e satisfação”, frisou.

O reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva destacou que a Universidade pertence a sociedade e que não somente o COT como também outros setores da instituição está de portas abertas para futuras parcerias. “Uma decisão sábia do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer nos procurar. Podemos sim estender esse convênio para a ciência, cultura, tecnologia entre outras ações que possam fortalecer ainda mais nosso entendimento”, destacou.

O presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso e diretor da Faculdade de Educação Física da UFMT, Tomires Campos Lopes, que administra o COT, ficou muito feliz com o convênio firmado entre a UFMT e a Secel/MT. “Falo com toda certeza em nomes de nossos atletas. São eles os principais beneficiados com esse entendimento do governo de Mauro Mendes, que acredita no potencial de nossos atletas e só temos a agradecer em nome de todos o que acabamos de concretizar”, finalizou.

Por: Da Redação