Foto: Divulgação / CBJ


Neste domingo (13), em Budapeste, na Hungria, o Brasil conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes mistas no Mundial de Judô. O cuiabano David Moura (+90kg) venceu sua luta e ajudou a garantir o terceiro pódio verde e amarelo no último dia de disputas. Apesar disso, o judoca perdeu no individual e não tem mais chances de disputar as Olímpiadas de Tóquio.

A diferença entre David e o judoca Rafael Silva ‘Baby’ era de 572 pontos no ranking olímpico. O Mundial era a última chance de tirar essa vantagem e garantir presença nos Jogos Olímpicos, já que a competição vale dois mil pontos.

Para carimbar a vaga, David precisava subir no pódio e torcer para Rafael Silva não chegar na fase final do Mundial. Porém, ele foi eliminado nas oitavas de final pelo finlandês Martti Puumalainen. Já ‘Baby’ chegou até a semifinal, mas perdeu para o japonês Kokoro Kageura.

As judocas Beatriz Souza (+70kg), Maria Portela (70kg) e Ketelyn Nascimento (57kg) também venceram na disputa por equipes mistas. Com os bronzes de Maria Suelen Altheman e de Beatriz Souza, no individual, a equipe brasileira igualou o desempenho no último Mundial, com três medalhas de bronze.

Por: Da Redação