Mesmo reformado há pouco mais de dois anos, o estádio conta com gramado em estado deplorável, pia do banheiro quebrada e bueiros abertos; cerimônia foi neste domingo (22)
O Mixto assinou a concessão do estádio Eurico Gaspar Dutra neste domingo (22). A cerimônia ocorreu no Dutrinha, com a presença dos torcedores mixtenses. Com a assinatura, o Alvinegro da Vargas passa a administrar o local por 20 anos, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período.
Mesmo reformado há pouco mais de dois anos, o estádio foi entregue deteriorado com: gramado em estado deplorável; pia do banheiro quebrada; rachaduras e mofos nas paredes, tetos e pisos; pinturas descascando; vidros quebrados; bueiros abertos; estátuas enferrujadas; portas quebradas e camarotes com lonas rasgadas. Além disso, o Dutrinha não tem cobertura para cinegrafistas e estrutura para receber a imprensa esportiva de Mato Grosso.
A Prefeitura de Cuiabá, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), viabilizou uma reforma do Dutra avaliada em R$ 2 milhões. Iniciadas em 2019 e entregues em 2022, as obras do Dutrinha visavam atualizações no sistema de drenagem, implementação de telões, vestiários modernos, postes de iluminação, gramado compatível, muros, medidas de segurança e acessibilidade adequadas.
Na cerimônia de reinauguração do estádio, o prefeito Emanuel Pinheiro ressaltou atrasos na drenagem do campo. “Perdeu-se um tempo incrível”, disse o Chefe do Município na época.
Apesar do “tempo incrível perdido” na construção de um sistema de escoamento, o gramado do Eurico Gaspar Dutra ficou alagado, por conta das chuvas, depois de um ano da reforma, o que mostrou à população que o estádio não possui uma estrutura de capacitação de água adequada.
Ainda em 2019, a Prefeitura destacou a implementação de um telão, que praticamente nunca foi utilizado. Assim como, também foi criado um Museu do Futebol Mato-grossense dentro do Dutra, que não foi aberto ao público e, atualmente, é um depósito da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Vale ressaltar que, em meio às obras, o tradicional palco recebeu os treinamentos de seleções sul-americanas durante os jogos da Copa América no Brasil em 2021.
Atual candidato a vereador por Cuiabá, Aluízio Leite foi secretário da SMCEL de 2021 a 2024. No último ano no cargo, ele decretou a interdição do estádio na véspera do início do Campeonato Mato-grossense, que começou no dia 21 de janeiro. O Dutra estava sem receber jogos desde o dia 03 de dezembro.
Na ocasião, o ex-secretário afirmou que o fechamento seria para a realização de reparos como a limpeza dos drenos do campo, infiltração nas arquibancadas, revitalização dos bancos de reservas e recuperação do gramado.
Depois dos novos reparos, o cenário de alagamento se repetiu em uma partida entre Mixto e Cuiabá pelo Mato-grossense 2024. O jogo foi iniciado na tarde de domingo e adiado para a noite de segunda-feira, devido à inundação do gramado. Inclusive, na época, o Dourado questionou: “Quando os governantes irão tratar o futebol com profissionalismo?”
Outras reclamações feitas pelos próprios cuiabanos são: encharcamento nas áreas do torcedor, o que impossibilita a permanência no local, a ausência de segurança e acessibilidade dentro e fora do estádio.
VEJA VÍDEOS