A 41ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos terminou nesta terça-feira (21) com as finais do futsal masculino e feminino. Os jogos foram realizados no Complexo Poliesportivo Dom Aquino, reunindo a equipe técnica, pais e torcedores e o gerente regional do Comitê Rio 2016, Rian Maia, que esteve em Cuiabá para acompanhar os preparativos para a passagem da Tocha Olímpica na cidade, nesta quinta-feira (23).
“Eu acho bonito Cuiabá incentivar tanto os esportes, porque ele realmente não tem fronteiras, vence várias dificuldades sociais. Tive contato com uma atleta local que é da seleção brasileira juvenil de wrestling e para mim está sendo um prazer acompanhar de perto”, afirmou Rian Maia.
Os troféus e medalhas foram entregues por Rian e pelo secretário-adjunto de Turismo de Cuiabá, Jefferson Moreno. Na categoria A feminino, a equipe da Escola Estadual Joaquina Cerqueira Caldas venceu a Escola Estadual Padre Wanir Delfino César por 9×8 após a disputa de pênaltis. Na categoria B, a escola campeã foi a Ibero Americano, que competiu com a Escola Estadual Padre Wanir Delfino César e ganhou de 2×0.
“Chegamos muito nervosas e reforçamos as aulas para estarmos mais preparadas. É primeira vez que participamos dos estudantis e está sendo ótima essa sensação de dever cumprido”, disse Maria Eduarda, de 13 anos, e aluna do Ibero Americano.
No masculino categoria A, o Colégio São Gonçalo venceu o Instituto Cuiabano de Ensino (ICE), por 3X1. Na categoria B, a equipe vencedora foi a do Colégio Isaac Newton (CIN) com o placar de 8×7 contra o Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA). Este é o sexto título consecutivo conquistado pelo CIN nesta modalidade nos Jogos Estudantis.
“O São Gonçalo tem uma equipe montada há mais ou menos 3 anos e nos consideramos uma grande família. Esta é a segunda edição que a gente participa e a primeira que chegamos à final como campeões. Vamos com raça total para vencer o Estadual”, contou o goleiro e capitão do time do São Gonçalo, James Nassarden, de 17 anos.
O coordenador técnico dos Jogos Estudantis Cuiabanos, Edson Manfrin, destacou o desempenho e comportamento das equipes durante as competições. “Acredito que as equipes vieram um pouco mais preparadas este ano. Teve resultados previsíveis, mas também imprevisíveis. O mais gratificante é que conseguimos fazer os jogos sem problemas, mantendo a credibilidade do evento”.
A competição estudantil é considerada uma das mais importantes no calendário escolar, pois envolve todas as unidades de ensino público e privado de Cuiabá. A 41ª edição dos jogos contou também com disputas de futebol de campo, handebol, vôlei, basquete, xadrez, atletismo, judô, tênis de mesa, natação, ciclismo, luta olímpica e vôlei de praia.Os alunos competiram nas categorias A (entre 15 e 17 anos) e B (12 a 14 anos).
Os vencedores de cada categoria receberam troféus, medalhas e vão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Mato-grossenses. Os jogos começaram no dia 7 de maio e reuniram mais de 1.600 alunos/atletas de mais de 70 escolas.
As competições foram organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, através da Diretoria de Esportes, com participação efetiva de representantes da comunidade esportiva.