Cuiabá,

domingo, 24

de 

outubro

 de 

2021
.

Retomada de competições escolares mantém viva a chama esportiva em Mato Grosso

Até domingo (03.10), estudantes de 12 a 17 anos competem pelo título mato-grossense nas modalidades individuais; abertura oficial foi nessa sexta (01.10)

As disputas das modalidades individuais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses começaram nesta sexta-feira (1º.10) e seguem até domingo (03.10). Estudantes de 12 a 17 anos competem pelo título mato-grossense nas modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de areia, wrestiling e xadrez. 

As competições escolares são realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com o município de Várzea Grande, que sedia os eventos, ajudando na organização, acolhendo e acomodando as delegações vindas de todo o Estado. 

Durante a solenidade de premiação das primeiras provas do atletismo, que marcou a abertura oficial dos Jogos no fim da tarde de sexta-feira, o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, falou sobre a importância da retomada dos jogos escolares e agradeceu a confiança depositada pelo município de Várzea Grande. 

“Com muita responsabilidade estamos retomando os Jogos para manter viva a chama de uma geração que passou um ano e meio sem ter competições, sem desafios esportivos. Para isso, temos que reconhecer o trabalho dos treinadores e agradecer a parceria dos municípios, daqueles que acreditaram e trouxeram seus atletas e principalmente dos municípios que se prontificaram a sediar os eventos. Hoje nosso agradecimento especial à prefeitura de Várzea Grande, parceira de primeira hora, que assim como as demais sedes, confiou nesse retorno e está acolhendo tão bem os jovens atletas de Mato Grosso”. 

Cerca de 800 participantes, incluindo técnicos e atletas, formam as delegações esportivas vindas dos municípios de Água Boa, Araputanga, Aripuanã, Barra do Garças, Campo Verde, Comodoro, Cuiabá, Guarantã do Norte, Itaúba, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sapezal, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Santo Antônio de Leverger, Tangará da Serra e Várzea Grande.  

Seguindo o novo formato definido nacionalmente, estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e os alunos da faixa etária de 15 a 17 anos disputam nos Jogos Estudantis de Seleções. As duas competições abrangem participantes de ambos os gêneros, masculino e feminino. 

“Quero parabenizar toda a equipe da Secel pela coragem e dizer que temos uma satisfação muito grande de sediar mais uma vez a etapa estadual das modalidades individuais. E em nome do prefeito Kalil Baracat e do secretário Silvio Fidelis declaro abertos os Jogos Escolares e os Jogos Estudantis Mato-grossenses”, anunciou Jadir Pereira, superintendente de Esporte e Lazer de Várzea Grande. 

As disputas de cada modalidade ocorrem em locais diferentes e foram distribuídas também em espaços localizados em Cuiabá, como o COT da UFMT e a piscina do Complexo Arena Pantanal, que são palco das provas de atletismo e natação, respectivamente. 

Além da ginástica artística e do wrestling que serão disputados no Ginásio Fiotão, Várzea Grande recebe as provas de ciclismo na região do Chapéu do Sol, de taekwondo no shopping da cidade, vôlei de areia na quadra da Vila Sadia, e xadrez no auditório do anexo II da Educação.   

Confira a programação. 

Atletismo
Data: 01, 02 e 03 de outubro (manhã e tarde)
Local: COT da UFMT  

Badminton
Data: 1º de outubro (manhã e tarde)
Local: Ginásio Poliesportivo Antônio Sotero 

Ciclismo
Data: 02 de outubro (manhã e tarde)
Local: Chapéu do Sol 

Ginástica rítmica 
Data: 02 de outubro (manhã e tarde)
Local: Ginásio Fiotão  

Natação
Dias: 02 e 03 de outubro (manhã e tarde) 
Local: Piscina do Complexo Arena Pantanal  

Tênis de mesa
Data: 02 e 03 de outubro (manhã e tarde) 
Local: Complexo Esportivo Dom Aquino  

Vôlei de praia 
Data: 02 e 03 de outubro (manhã e tarde)
Local: quadra da Vila Sadia 

Taekwondo
Data: 02 de outubro (manhã e tarde)
Local: 4º Bravo (Shopping de Várzea Grande) 

Wrestling (Luta olímpica)
Data: 03 de outubro (manhã e tarde) 
Local: Ginásio Fiotão  

Xadrez 
Data: 01, 02 e 03 de outubro (manhã e tarde) 
Local: Anexo II da Educação de Várzea Grande 

 

Notícias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui